quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reflexão sobre Aprendisagem

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES

REFLEXÃO DA APRENDIZAGEM

A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo. O um dos meios para alcançar estes resultados é por meio de projetos. A organização por meio da cooperação resultará em uma maior autonomia do educando e ao mesmo tempo ampliará as fontes de pesquisas. Os conteúdos devem ser selecionados com a intenção de construir conhecimentos mais depurados e mais comprovados possíveis. Dentro deste contexto, entra em ação a avaliação. Uma ferramenta que por meio do julgamento consciente dirá se os objetivos foram alcançados. O educador deverá ter a habilidade para construir caminhos e mecanismos que possam mediar o conhecimento e ao mesmo tempo mostrarem os resultados apreendidos. O mapeamento conceitual é uma ferramenta que pode ser utilizada para verificar as concepções prévias dos alunos, antes que seja iniciada uma unidade didática. Essa é uma das condições para que a aprendizagem seja significativa. A análise conjunta dos mapas conceituais (MCs) permite que o educador tenha novos elementos para refletir sobre as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Ao considerar as concepções prévias dos educando para fazer ajustes nas atividades a serem desenvolvidas durante a unidade didática, vemos um exercício de reflexão na ação docente. Nessa perspectiva, o mapeamento conceitual ganha uma nova atribuição e viabiliza a reflexão na ação como elemento da prática docente. A reflexão na ação é um importante exercício a ser desenvolvido pelo educador durante sua docência. O mapeamento conceitual pode ir além dos seus usos habituais e favorecer a postura reflexiva do educador. Eles são uma ferramenta gráfica utilizada para representação da estrutura conceitual de um determinado conhecimento. Formam uma estrutura que vai dos conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para ordenar e sequenciar hierarquizadamente os conteúdos de ensino, oferecendo estímulos adequados ao educando. Tornam mais significativa e prazerosa a aprendizagem do educando, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações do conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. E é importante sabermos que a prática em sala de aula vem exigindo muito do educador. Pois estamos vivendo a era da tecnologia, baseado nisso, é necessário que o educador esteja preparado, conheça e domine as ferramentas tecnológicas disponíveis no espaço escolar, para tornar suas aulas mais atrativas, envolvendo o educando no processo de ensino e aprendizagem de modo que ele seja o construtor de seu próprio conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário