segunda-feira, 13 de junho de 2011

Análise do Projeto em Ação

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


ANÁLISE DO PROJETO EM AÇÃO


TÍTULO DO PROJETO: JOGO DE XADREZ NA ESCOLA.

Professores: Andreia, Cirlene, Dirce, Maria S. Neta e Marilene.
Escola Estadual José Costa Soares
Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Artes.
Turma/classe: 2° e 3° ano “A”
Duração previstas para o projeto: 2 m

1. Tema

A apresentação do projeto teve uma grande aceitação por parte dos educando envolvidos neste trabalho,pois despertou o interesse em conhecer e participar das metodologias oferecidas, elaboradas e especialmente, por estimular o raciocínio lógico dando importância a composição, origem, além dos cálculos matemáticos.

2.Disciplinas

Na primeira ação todas as disciplinas foram envolvidas diretamente. No segundo momento, as disciplinas de matemática e artes requer um acompanhamento intensificado no desenvolvimento das ações.
Os principais conhecimentos mobilizados foram a base conceitual dos cálculos matemáticos, bem como o papel e a responsabilidade do cidadão com o meio em que está inserido, o qual envolveu as diversas disciplinas supracitados.
Para realização dos estudos, educandos e educadores se apropriaram de diversos recursos tecnológicos, laptop, internet, data show, CD, pendrive e outros como, tabuleiros e peças.

3.Objetivos

Os objetivos previstos estão sendo atingidos, tudo no seu tempo como manda o cronograma assumido anteriormente na proposta de trabalho, em todas as disciplinas envolvidas no projeto.

4.Ações

Entre as ações previstas,no primeiro momento optamos por uma pesquisa nos laptop, para saber a história do xadrez e como jogar xadrez na escola, isto com a finalidade de ter noção do tema em destaque.

Em seguida, vimos um vídeo com os aspectos relevantes sobre o estudo desenvolvido, especialmente quanto a sua importância, composição, origem, além dos recursos indispensáveis à vida, como o desenvolvimento do raciocínio, memorização, criatividade e a resolução de problemas.
No decorrer do projeto, desenvolveremos grupos de trabalho, onde fomos para o laboratório de informática e depois para o pátio, cada um fazendo a sua parte, esperando a sua vez de jogar e dar o xeque-mate, vencendo o jogo.

As etapas previstas contaram com diversos recursos didáticos e tecnológicos, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como internet, data show, laptop, tabuleiros e peças e outros já mencionados, futuramente a montagem de um mural sobre o assunto em lugar visível a toda comunidade escolar.

Acreditamos que o processo mais difícil será avaliar , pois serão considerados os seguintes critérios: o desempenho do educando na prática das regras , seu empenho em participar dos exercícios propostos e suas atitudes de reconhecimento da importância da diversidade em sala de aula através de se e do outro.

Ao término do projeto esperamos que os educando estejam conscientes da importância da parceria, do respeito, do limite, da obediência e das regras , dentro da Unidade Escolar, levando assim para seu meio social todos esses aprendizados, para construirmos um mundo melhor.

5.Atitudes

Dentre as principais atitudes e valores a ser vivenciados durante a realização das ações do projeto, destacamos: A sensibilização, o interesse a participação no desenvolvimento das ações; iniciativa; autonomia; responsabilidade e comprometimento nas metodologias desenvolvidas, que veio proporcionar aos educando, uma diversidade de experiências, com que possam ampliar seus conhecimentos, valorizando o respeito mútuo.
6. Resultados

O xadrez ajuda o educando no raciocínio lógico, memorização, resolução de problemas, imaginação e criatividade. Por isso, acreditamos que o sucesso do projeto fará com que ele se estenda a muitas escolas fazendo parte da grade curricular da educação básica do país.

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