CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
REFLETINDO NO COLETIVO
Todos nós sabemos que o uso das tecnologias, quando usadas de forma consciente pelo educador e pelo educando, favorece muito o ensino aprendizagem, pois possibilitam momentos de estudo, pesquisas e de novas descobertas. Afinal as tecnologias estão presentes em todas as partes, requerendo de nós o conhecimento para fazer o uso das mesmas de forma adequada e positiva. O trabalho com projetos torna os conteúdos mais significativos pois estabelece relações com o contexto social ao qual o educando está inserido, porque o educador tem uma organização prévia do que ocorrerá no decorrer do projeto ,mas este é flexível as mudanças, por isso a importância de metas e objetivos a serem atingidos. O educando aprende quando consegue aplicar conceitos de modo significativo. Pode-se dizer que o educando tem mais facilidade de compreender o significado de um novo conceito quando consegue estabelecer relações e associá-lo com algo conhecido. A aprendizagem significativa é um processo dinâmico no qual os educando compreendem algo desconhecido através de relações estabelecidas com o que eles já conhecem. Daí a importância do educador, durante a sua prática pedagógica, conhecer e valorizar o conhecimento prévio de cada um.
O desenvolvimento do projeto deve propiciar ao educando a vivenciar uma maneira de aprender, colocando em ação aquilo que já conhece em um novo contexto. Isto porque no novo contexto emergem informações e fatos da realidade que podem ser “ancorados” nos conceitos e conhecimentos relevantes já existentes na estrutura cognitiva dos mesmo e propiciar novas aprendizagens. Cada indivíduo possui sua própria estrutura cognitiva, como resultado de um processo constante de construção do conhecimento tendo como base suas experiências de aprendizagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário