CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
Reflexão Sobre a Aprendizagem
Ao término do primeiro Eixo de estudo referente a Projetos do Modulo quatro(características, importância, teóricos e proposta de elaboração) destaco que as orientações recebidas, leituras e discussões realizadas, contribuíram muito na ampliação do meu aprendizado sobre esta metodologia de trabalho.
A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo. Cada fase que passa agente descobre algo novo. E o melhor de tudo é a troca de experiência com os colegas, Essa reflexão faz um resgate de todo conhecimento adquirido nesse longo percurso. È importante observar que as atividades do Programa UCA que realizamos no dia a dia nos traz uma riquíssima experiência, enriquecendo nosso trabalho como educador. A organização por meio da cooperação resultará em uma maior autonomia do educando e ao mesmo tempo ampliará as fontes de pesquisas. Os conteúdos devem ser selecionados com a intenção de construir conhecimentos mais depurados e mais comprovados possíveis. A investigação deverá ocorrer por meio das indagações, acompanhadas das perguntas: O que? Por que? Como?
Dentro deste contexto, entra em ação a avaliação. Uma ferramenta que por meio do julgamento consciente dirá se os objetivos foram alcançados. O educador deverá ter a habilidade para construir caminhos e mecanismos que possam mediar o conhecimento e ao mesmo tempo mostrarem os resultados apreendidos. Portanto uma das característica do projeto de trabalho é seu caráter interdisciplinar, pois nenhuma área do conhecimento existe isoladamente, faz parte de um todo inter-relacionado, uma vez que é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. No entanto, parece simples, mas não é. Exige uma constante mudança e replanejamento, criatividade e postura com as diversas variantes que ocorrem no decorrer das atividades, propostas dentro do ensino aprendizagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário