sexta-feira, 27 de maio de 2011

Currículo e suas Característica

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


Currículo e suas características


O uso de tecnologias no currículo escolar é uma realidade que não dá mais para ignorar ou recusar, é algo que põe os educadores a refletir muito. Os educandos chegam à sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o educador precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar à construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. O que para os profissionais da educação é sinônimo de inabilidade. É através da articulação dos saberes que se transformam as práticas.
É necessário que nós educadores nos apropriemos destes processos e possibilidades com os novos recursos tecnológicos, os educandos serão capazes de pesquisar, descobrir e construir seus conhecimentos.
As tecnologias da informação e da comunicação são um dos elementos-chave com potencial para estabelecer configurações de ensino e de aprendizagem satisfatórias e necessárias para que esta geração venha a receber a melhor educação já registrada na nossa história.
No entanto, tais investimentos serão insuficientes se as políticas públicas não forem desenhadas a partir da compreensão da dimensão e da natureza dos impactos da sociedade da informação nas novas configurações de produção de conhecimento, de criação artística e cultural e de redes sociais na vida dos educandos.
É um debate a se aprofundar. A preocupação é inquestionável e bastante objetivo e retrata o desejo de que o uso das tecnologias na educação seja incorporado de forma orgânica ao cotidiano da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário