quinta-feira, 30 de setembro de 2010

TEMA: CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA AO CURRÍCULO.

Nós sabemos que currículo é uma proposta, um instrumento teórico que aumenta a prática pedagógica na organização. Voltando no âmbito da integração tecnológica curricular, não é diferente. Com o crescimento tecnológico, currículo seleciona tudo que é possível ensinar num ambiente educativo nessa velocidade de produção do conhecimento; se colocarmos o ser humano como valor fundamental, a ciência da tecnologia podem nos permitir ações antes impossíveis. Com a rede de computadores, podemos hoje nos comunicar com qualquer parte do mundo de forma praticamente instantânea. Com relação às contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo na educação, vejo que a utilização do computador como instrumento de aprendizagem, é bastante positiva, podendo ser entendido como uma ferramenta por meio da qual o aluno idealiza e desenvolve um conhecimento, seja produzido um saber ou construído uma aprendizagem. O aluno deve ser encorajado a explorar, criar, inovar, dentro de situações de aprendizagem não previamente estruturadas, mas devidamente planejadas. Assim, o aprendizado que ocorre nestas situações pode ser mais proveitoso e duradouro. Nesse elo de saberes trabalhar projetos no âmbito do currículo é preciso rever a proposta curricular, pois irá trabalhar em grupo de alunos que tenham interesses comuns, partindo deles a escolha dos temas de estudo e o professor poderá organizar para que alguns temas sejam trabalhados em todos os grupos explorando a criatividade e os diferentes pontos de vista, onde aprendizagem parte daquilo que o aluno já sabe,ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas ás suas dúvidas, e essas respostas poderão envolver todas as disciplinas, enriquecendo a grade de conteúdos não se desvinculando do processo ensino aprendizagem, mas que faz parte dele, de forma planejada, sistemática e articulada. Por isso é imprescindível a integração tecnológica ao currículo como forma de conhecimento interdisciplinar para o ensino aprendizagem.

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