sexta-feira, 27 de maio de 2011

Painel da Proposta do Projeto

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


PAINEL DA PROPOSTA DE PROJETO


Houve o encontro presencial do Eixo II, onde nos participamos, apresentando a proposta do projeto, Xadrez na Escola, este é o trabalho desenvolvido por nosso grupo. Que é muito interessante, foi gratificante apresentar nossa proposta e ver as propostas de projetos de outros grupos, porque são todas maravilhosas, assim podemos refletir, discutir e trocar experiências vividas com outros colegas de curso.
O nosso Projeto Xadrez na Escola chamou atenção, porque na verdade, xadrez é uma disciplina na Escola Estadual José Costa Soares, mas o projeto veio acanhar, trazendo esclarecimentos de muitas dúvidas existente, sobre suas regras para com os jogadores, pois exige muita atenção e raciocínio lógico. “Quem não assume um risco nunca ganhará uma partida”.
Paul Keres

Currículo e suas Característica

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


Currículo e suas características


O uso de tecnologias no currículo escolar é uma realidade que não dá mais para ignorar ou recusar, é algo que põe os educadores a refletir muito. Os educandos chegam à sala de aula com as informações e conhecimentos que adquiriram na Internet e o educador precisa estar em sintonia com o seu tempo para mediar à construção desses saberes apresentados por eles, ou ficará à margem dos acontecimentos. O que para os profissionais da educação é sinônimo de inabilidade. É através da articulação dos saberes que se transformam as práticas.
É necessário que nós educadores nos apropriemos destes processos e possibilidades com os novos recursos tecnológicos, os educandos serão capazes de pesquisar, descobrir e construir seus conhecimentos.
As tecnologias da informação e da comunicação são um dos elementos-chave com potencial para estabelecer configurações de ensino e de aprendizagem satisfatórias e necessárias para que esta geração venha a receber a melhor educação já registrada na nossa história.
No entanto, tais investimentos serão insuficientes se as políticas públicas não forem desenhadas a partir da compreensão da dimensão e da natureza dos impactos da sociedade da informação nas novas configurações de produção de conhecimento, de criação artística e cultural e de redes sociais na vida dos educandos.
É um debate a se aprofundar. A preocupação é inquestionável e bastante objetivo e retrata o desejo de que o uso das tecnologias na educação seja incorporado de forma orgânica ao cotidiano da escola.

Compartilhamento do Projeto em Ação

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


COMARTILHAMENTO DO PROJETO EM AÇÃO


Devido já haver a disciplina Xadrez, aqui nesta Unidade Escolar: Elaboramos o Projeto Xadrez na Escola envolvendo os educandos do 2° e do 3° ano “A”, contamos com ajuda da comunidade escolar no desenvolvimento das ações do Projeto Xadrez na Escola. No primeiro momento foram desenvolvidas pesquisas nos Laptop, sobre como jogar Xadrez na Escola, foi trabalhado através de vídeos ,aulas no laboratório de informática e o jogo usando os tabuleiros e as peças em duplas. Que foi muito divertido e proveitoso, pois o trabalho foi multidisciplinar e diversificado, pois todos os educandos envolvido no projeto participaram cada um usando seu espaço e tempo por direito.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Reflexão sobre a aprendizagem

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


Reflexão Sobre a Aprendizagem



Ao término do primeiro Eixo de estudo referente a Projetos do Modulo quatro(características, importância, teóricos e proposta de elaboração) destaco que as orientações recebidas, leituras e discussões realizadas, contribuíram muito na ampliação do meu aprendizado sobre esta metodologia de trabalho.
A aprendizagem é o resultado de todos os esforços realizados para atingir um objetivo. Cada fase que passa agente descobre algo novo. E o melhor de tudo é a troca de experiência com os colegas, Essa reflexão faz um resgate de todo conhecimento adquirido nesse longo percurso. È importante observar que as atividades do Programa UCA que realizamos no dia a dia nos traz uma riquíssima experiência, enriquecendo nosso trabalho como educador. A organização por meio da cooperação resultará em uma maior autonomia do educando e ao mesmo tempo ampliará as fontes de pesquisas. Os conteúdos devem ser selecionados com a intenção de construir conhecimentos mais depurados e mais comprovados possíveis. A investigação deverá ocorrer por meio das indagações, acompanhadas das perguntas: O que? Por que? Como?
Dentro deste contexto, entra em ação a avaliação. Uma ferramenta que por meio do julgamento consciente dirá se os objetivos foram alcançados. O educador deverá ter a habilidade para construir caminhos e mecanismos que possam mediar o conhecimento e ao mesmo tempo mostrarem os resultados apreendidos. Portanto uma das característica do projeto de trabalho é seu caráter interdisciplinar, pois nenhuma área do conhecimento existe isoladamente, faz parte de um todo inter-relacionado, uma vez que é fundamental contextualizar-se para poder conhecer. No entanto, parece simples, mas não é. Exige uma constante mudança e replanejamento, criatividade e postura com as diversas variantes que ocorrem no decorrer das atividades, propostas dentro do ensino aprendizagem.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto e suas características

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TUTORA: MARIA MADALENA PEREIRA DA SILVA
CURSISTA: MARILENE MILHOMEM FERREIRA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES


PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS


Todo projeto é caracterizado por atividades encadeadas logicamente de modo a permitir que, durante a execução, o acompanhamento e o controle sejam precisos. Respeitando um determinado ciclo de vida, isto é, tem uma característica temporal. Que tenha sequência clara e lógica de eventos com início, meio e fim, atingindo todos os níveis de organização. Podem envolver poucas pessoas, ou milhares delas. Como também podem levar menos de um dia ou vários anos, na construção do conhecimento. Por isso, um projeto não algo pronto e acabado, ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos sejam alcançados. Porque quando é sugerido um tema para a elaboração de um projeto, é muito importante que seja do interesse dos educando e tenha a participação deles no mesmo. Com a utilização dos recursos tecnológicos, possibilitando assim, uma aprendizagem significativa para os educando, um processo permanente de reflexão que deve ser aplicado em todas as áreas do conhecimento humano.